Detonado - Tomb Raider Playstation

Detonado retirado do site: Dicas de Jogos
Endereço: http://www.dicasdejogos.net.br/dicas/13160-tomb_raider_1_detonado.htm


FASE 1: CAVERNAS

Primeiro, um filme: A intrépida exploradora Lara Croft segue um guia peruano através de um platô coberto de neve. Eles aproximam-se de enormes portas de pedra. Lara joga um gancho em forma de garra em uma saliência acima das portas, escala até o topo e pressiona um botão secreto para abri-las. Um bando de lobos investe da escuridão e ataca o guia. Lara desce pela corda, corta-a e cai, sacando suas pistolas para despachar os lobos-tarde demais para o infeliz do guia. Ela reflete por alguns instantes e resolve entrar na caverna.

A aventura começa....

Siga as pegadas dos lobos na neve. Logo você chegará a uma área com fendas nas paredes. É uma armadilha de dardos. Corra e Lara poderá passar pelos dardos perdendo pouca ou nenhuma energia. Quando você estiver bem no canto, a visão da câmera subirá e irá à esquerda para mostrar onde você precisa ir em seguida, mas, primeiro faça uma pequena exploração: continue em frente para uma caverna retangular com um bloco angular próximo ao canto esquerdo. Note uma abertura na parede acima deste bloco. Há uma pequena saliência, muito alta para agarrar, então use o bloco para dar impulso a Lara. Uma forma é escalar a parte de trás do bloco, descer deslizando e pressionar pulo e ação para que você deslize e agarre a saliência. Outra é posicionar Lara de frente para o bloco com suas costas para o lado angular, então mova-se para trás até o bloco e aperte pulo e ação para saltar sobre a inclinação e agarrar a saliência. Entre na pequena caverna, onde você encontrará O SEGREDO #1, um pequeno kit médico. Desça e vá à direita para a base das rochas, abaixo de uma abertura. Suba nas rochas para chegar ao topo. Saque as pistolas para aproveitar a vantagem da pontaria automática. Três morcegos voam das cavernas acima. Quando eles estiverem mortos, entre na caverna da esquerda. No canto oposto está um pequeno monte de neve. Pare neste monte, o mais próximo possível da parede esquerda, junto à cobertura de neve da saliência acima. Aperte ação+para frente para agarrar a saliência e subir (não é preciso pular).

Mate outro morcego na caverna acima e pegue O SEGREDO #2, um pequeno kit médico. Desça e retorne para a grande caverna onde você atirou nos 3 morcegos anteriormente. Vire à esquerda e continue até uma caverna com uma trilha de folhagens. Vá descendo pela abertura à esquerda. Desça até o fundo, onde você encontrará uma porta fechada. Use o botão de ação para puxar a alavanca próxima à porta para abri-la. Entre e mate o morcego que ataca antes que ele desça. O portão de madeira à direita não está aberto. Vá para o canto esquerdo e suba através da abertura que há lá. Siga o corredor para uma plataforma acima de uma sala com duas pontes de madeira. Dois lobos espreitam abaixo-eles devem estar adormecidos quando você chegar, mas despertarão e começarão a andar assim que você aproximar-se da borda. Você pode atirar neles de cima se você tiver paciência. Agora, se você quiser apressar as coisas vá para o canto, seguindo junto à parede da sala, ande até a segunda ponte e vá até o ponto mais baixo (no meio da ponte) e atire daí, ou caia, já de armas em punho e atirando. (se você tiver dificuldade de manter Lara sobre a ponte, você pode escalar a parede da alcova onde está a múmia, no fundo da sala. Então cruze a Segunda ponte.) Siga através da entrada no canto da sala além da segunda ponte (à sua esquerda). Um pouco mais à frente há uma fenda com um urso embaixo. Você pode passar facilmente matando o urso de cima. Pare na borda, saque as armas e deixe Lara mirar a arma automaticamente, então aperte a tecla de ação e ela atirará no urso. Quando ele estiver morto, desça dentro da fenda e vá para a sala abaixo. Lá há uma porta que leva para fora. Um morcego surgirá assim que você entrar, e outro morcego atacará assim que você descer e avançar mais um pouco para dentro da sala. Logo você chegará a uma área com um pequeno kit médico no chão e uma lajota no piso com visual diferente. Pisando nesta lajota a porta abre. Ela fecha rapidamente, então posicione Lara de frente para a porta, pise na lajota e corra.

Você agora está atrás da sala com as pontes. Suba por trás e para cima até o topo e vá para o alto da fenda com o urso morto. Dê um pulo correndo sobre a fenda. Agora é um bom momento para aprender a técnica de pulo se você ainda não tiver aprendido. Posicione-se na borda de uma das duas áreas elevadas. Ande com Lara até a borda, então dê um pulo simples para trás. Aperte para frente e pulo, e Lara correrá dois passos então atravesse. Ela aterrissará a salvo do outro lado. Se você pressionar para cima juntamente com pulo neste trecho, ela não irá correr até a borda ou irá errar a aterrissagem e perderá muita energia ou morrerá na queda. Atrás das colunas à esquerda das escadas, você encontrará outro pequeno kit médico. Continue descendo as escadas, de armas em punho. Um par de lobos espera no fim das escadas (tente pular para o lado - ou mover-se para trás enquanto atira para evitar maiores danos). Entre na sala no final das escadas. Encontre uma saliência coberta de vegetação - do lado esquerdo. Ela é muito alta para ser alcançada, então suba na borda, corra e dê um pulo para agarrar esta saliência. Dentro da sala está O SEGREDO #3, um grande kit médico. Desça e vá para o lado oposto, à direita, no canto da sala. Aqui, em uma alcova sob as escadas, está um pequeno kit médico. No topo das pedras, num degrau à direita da porta de saída está uma alavanca que abre esta porta. A porta está programada para fechar após um pequeno espaço de tempo. Suba, acione a alavanca, então ande até a borda, dê um pulo para cair, perpendicular à parede, ande até borda da parede baixa, dê outro pulo perpendicular para agarrar a saliência logo abaixo da porta. Suba e corra através da porta antes que ela feche (se este método for trabalhoso demais para você, você também pode pular, descer para o piso, contornar a saliência abaixo da porta, subir e atravessá-la). Continue em frente. Suba as escadas correndo para evitar outra armadilha de dardos. Saque as pistolas próximo ao topo, porque um lobo espera na sala acima. Quando você tiver matado o lobo, fique sobre as lajotas quebradas no centro da sala e você cairá para a sala abaixo. Agora você está em uma grande sala acima de um longo corredor. Abaixo, no final deste corredor você pode ver o portão de madeira que você não podia atravessar no início da fase. O grande corredor é cercado com armadilhas de dardos e a porta de saída está fechada. Então, não desça ainda. Siga até o final do corredor superior, vire à esquerda, fique rente à parede corra e pule sobre o corredor inferior para o lado oposto. Vire à esquerda e continue. Cuidado: você encontrará outro lobo e outro grande kit médico no chão. Continue até o final e você achará uma alavanca. Use-a para abrir a porta de saída, então volte até a primeira abertura acima o corredor. Desça deslizando para o chão e saia da fase.

FASE 2: CIDADE DE VILCABAMA

Apronte as pistolas porque um bando de 4 lobos aguarda na caverna além da entrada. Esta área é uma grande rede de pequenas salas e cavernas que circundam uma área central com um reservatório. Você pode ir pelo caminho que você achar melhor e conseguirá cobrir a área toda. Para simplificar, nós começaremos indo para frente e à direita. Mantenha as pistolas em punho, para que Lara possa acertar algumas das criaturas-morcegos em particular-antes de ser atingida. Há um lobo solitário na próxima área aberta. Após matá-lo, siga até o final da parede e então desça para a esquerda. Neste corredor você encontrará 3 morcegos. Eles vem do teto quando você se aproxima. Quando você chegar ao canto, outro lobo surge. Quando ele estiver morto, procure a estufa para encontrar um pequeno kit médico. Vire-se para o canto e vá à esquerda, continuando em frente, e encontrando mais 5 morcegos assim que você chegar (note que aqui há uma porta fechada e a fechadura está à sua esquerda. Você logo voltará aqui). Quando você chegar ao fim do grande corredor, vire à esquerda novamente e continue, matando outro morcego. Quando você chegar ao fim do pequeno corredor, vire-se e mate mais um morcego então retorne para o corredor principal, dentro da grande sala central com o reservatório. Aproxime-se à direita da entrada do lado oposto ao tanque. Um urso está lá dentro, então saque as pistolas, corra através da entrada e imediatamente suba na plataforma acima. Mate o urso e pegue um pequeno kit médico. Desça e volte ao reservatório. Posicione-se na borda da água de frente para as duasentradas e ao cocho de madeira. Pule na água, nade para frente e desça, indo à direita.

Continue para frente e acima até que você possa virar à direita. Encontre a alavanca da parede e puxe-a para abrir o alçapão acima. Vá à superfície e respire fundo (tenha certeza de que seu medidor de ar está completamente cheio antes de continuar). Nade, descendo e afaste-se do alçapão para o lado oposto da sala sob a água (acima e à esquerda). Lá você encontrará outra alavanca. Puxe-a para abrir uma porta em algum lugar, então volte para o alçapão aberto e suba para sair. Esta sala contém O SEGREDO #1, um pequeno kit médico. Aqui há uma alavanca que abre a porta de saída, que leva você para trás da sala principal. Novamente, posicione-se na borda da água de frente para as portas e o cocho. Desta vez nade desça e vá à esquerda. Quando você chegar ao corredor azul com azulejos sob a água à esquerda, siga-o até que você possa chegar à superfície. Suba, saia da água e encontre a porta que você abriu com a alavanca sob a água. Adiante há uma pequena sala contendo um pequeno kit médico e alguns pentes para pistola magnum, O SEGREDO #2.

Volte sob a água, pelo caminho que você veio, até a sala principal. Agora, fique de frente para as duas portas e o cocho e vá à direita até que você chegue a uma porta com uma alavanca que a abre. Entre e suba as escadas. Dê um pulo correndo através da fenda para a abertura do lado oposto. A sala adiante tem o piso feito de lajotas quebradas, e a parede adiante tem esqueletos em preto-e-branco. Corra para frente através das lajotas e pule para a plataforma do outro lado. Aqui, em uma alcova, há um grande kit médico. Se você errar o pulo e cair na sala abaixo, não se preocupe. Apenas encontre o bloco na parede que é diferente dos outros. Posicione Lara de frente e junto a ele e aperte Ação. Ela irá curvar-se, mostrando que está pronta para puxar (para trás/para baixo) ou empurrar (para frente/para cima) o bloco. Puxe-o para fora e use-o para escalar a saliência logo acima para pegar o kit médico. Então, quando você estiver pronto, empurre-o para frente várias vezes para dentro da próxima sala. Mate o morcego que você encontrará lá e continue indo até o final da sala. Suba na plataforma baixa e pegue a CHAVE PRATA e o ÍDOLO DE OURO dentro das alcovas. Volte para o bloco móvel e use-o para escalar a plataforma acima. Vá para o lado esquerdo da plataforma em forma de L, matando 2 morcegos no caminho. Pegue o grande kit médico no chão. Suba na janela e caia no corredor abaixo. Siga o corredor para a porta fechada por onde você passou anteriormente. Use a chave adquirida para abri-la. Entre e evite a armadilha de dardos usando correr e pular ou passe rolando pelo chão (ande+pulo+para frente). A área aberta à frente contém 5 lobos. Continue cuidadosamente e eles não virão todos de uma vez até você. Os dois primeiros atacam na entrada; os outros aproximam-se assim que você for mais adiante na sala-um à direita, um da esquerda e o terceiro das escadas. Quando eles estiverem todos mortos, suba as escadas e vá para a porta à esquerda (somente uma está aberta). Siga pela passagem até uma sala com um reservatório e algumas escadas e saliências. Vá para o topo das escadas, ande até a borda, então pule para agarrar a saliência adiante. Suba, e desta saliência dê um pulo correndo diagonalmente através do reservatório para a próxima saliência. Vá através da entrada e para cima das escadas.

Saque as pistolas e mate um morcego que ataca assim que você sobe na próxima saliência. Dê um pulo correndo para a próxima saliência e continue até o topo. Mate outro morcego, pegue o pequeno kit médico e acione a alavanca para abrir a porta à direita, na frente da construção. Saia desta sala pela outra entrada (não pelas escadas). Em segurança, desça sobre o telhado vermelho, onde você encontrará alguns cartuchos de espingarda e, do outro lado do telhado, um pequeno kit médico. Desça para frente da construção e entre na porta à direita. Na área do reservatório, suba as escadas à direita. Dê um pulo correndo para agarrar a saliência acima e suba. Fique de frente para a saliência acima, pare sobre as lajotas quebradas e, rapidamente, tome impulso da saliência. Agora ande até a borda da saliência, pule em linha reta para cima para agarrar a outra saliência (pulo+ação) e suba. Dê meia-volta, ande até a borda, agarre a próxima saliência alta e suba. Dê um pulo correndo para a próxima saliência e um pulo perpendicular para a saliência adiante. Saque as armas e dê um pulo correndo para a saliência na entrada. Mate o morcego e entre. No topo das escadas está outra sala com uma alavanca. Puxe-a para abrir a porta remanescente abaixo. Saia através da entrada para o teto, fazendo duas quedas de costas, em segurança até chegar ao chão. Ou, se você preferir, volte descendo as escadas, saia pela saliência e tente um mergulho no reservatório abaixo (ande+pulo+para frente). Suba, volte para a frente da construção e entre na porta do meio. Continue cautelosamente. Três lâminas começam a balançar adiante assim que você se aproxima. Aproxime-se de cada uma devagar, corra em zigue zague de um lado para o outro através das lâminas sempre indo para o lado oposto ao da lâmina à frente (em diagonal). Depois das lâminas há uma portão fechado (você verá um urso do outro lado) e uma alavanca. Use a alavanca e o piso abrirá, derrubando Lara dentro um reservatório. Nade para frente e vá à direita através de uma pequena abertura sob a água na metade do caminho, entre a superfície da água e o fundo. Siga esta passagem e continue até que você chegue à superfície. Suba as escadas para uma sala onde você encontrará uma alavanca. Use-a para abrir o portão da frente e a porta de saída (no final do tanque abaixo). Agora você pode atirar no urso em segurança. Quando o urso estiver morto, pule para dentro do reservatório, saia e vá para o topo de uma escada à esquerda da porta de saída (a que tem um lado dourado). No topo das escadas está uma alavanca que pára as lâminas que balançam. Não é necessário fazer isso, mesmo porque você não vai voltar por aquele caminho. Do lado oposto à alavanca há uma pequena entrada à esquerda. Entre e desça duas vezes para encontrar O SEGREDO #3, pentes de bala para uzi. Suba por trás, para a sala da alavanca e vá descendo as escadas para a saída. Use o ÍDOLO DE OURO para abrir a porta e terminar a fase.

FASE 3: VALE PERDIDO

Vá em frente até que você chegue a uma área aberta com pilares e uma correnteza. Dirija-se à direita para uma série de rochas em degrau acima de um pequeno lago. Daqui você pode ver, e matar, 2 lobos abaixo. Desça pelas rochas até o piso. Vá através da caverna pela abertura do lado oposto ao da cachoeira, onde você encontrará outro lobo. Quando ele estiver morto, continue através da passagem em curva até que você chega a uma parede com blocos brancos em degrau e uma abertura bem acima. Você pode subir facilmente, mas se você quer matar todos os animais da fase, vá à direita entrando na caverna adiante. Mais três lobos espreitam lá. De armas em punho você pode matá-los do topo da inclinação, na entrada da caverna. Após isso, retorne para a parede e escale-a usando os blocos planos para subir. No topo, mantenha-se em linha reta até que você veja um esqueleto e um kit médico grande no chão. Continue em frente, desça e você chegará ao fundo desta caverna. Esteja com as pistolas em punho, pois um velociraptor atacará. Se você andar devagar, você o ouvirá, então o verá vindo. Corra para trás das rochas, se necessário, para atirar nele em segurança. Continue com cuidado dentro do vale. Você encontrará outro raptor quando o vale alargar-se. Mate-o e dê uma olhada cuidadosa ao seu redor. Viu, três pegadas imensas? Viu uma ponte de madeira quebrada ao meio sobre o vale? Sentiu o chão começar a tremer? Não, isto não é um terremoto. Este é o Sr. Tiranossauro Rex, e ele não é chamado tirano rei lagarto à toa. Se você quer partir para um mano-a-mano (o quê não é muito aconselhável), tenha espaço suficiente para suas manobras de ataque e fuga, não o deixe prender Lara nos cantos, mantenha-se em movimento e não pare de atirar. E cuidado com a cabeça de Lara; ele pode agarrá-la em sua grande boca, matando-a com uma mordida. (NOTA: Você também pode começar subindo pelas laterais da correnteza, no começo da fase, para pegar a espingarda. Para mais detalhes, veja a dica mais adiante neste passo-a-passo. De qualquer modo, você não terá muitos cartuchos de espingarda ao começar, não o suficiente para matar a T-Rex só com ela). Se você quer parar de jogar a salvo, corra para uma caverna à frente e à direita (leste) da parede do vale. Não escolha a primeira alcova: ela é muito rasa e o T-Rex pode alcançar Lara facilmente.

Procure uma abertura na parede do lado direito da ponte quebrada. Siga pelo corredor. Na metade do caminho você encontrará outro raptor (logo após uma pequena elevação). Mate-o e continue indo para sua esquerda (segunda abertura mais alta na parede do vale). Apenas espere na borda da caverna e atire no T-Rex quando ele se aproximar (você terá de descer quando ele não passar mais perto da abertura para terminar de matá-lo! - os tiros de misericórdia são quase à queima-roupa!). Quando a barra estiver limpa, desça e cruze o vale. Passe uma cachoeira à direita e vá com calma por baixo de uma arcada de pedra. Dois raptores aproximam-se. Mate-os e avance para frente rumo ao templo. Vá andando cerca de 20 passos a partir da arcada de pedra, junto à parede à direita do vale, lá há uma rocha plana em que você poderá subir. Uma vez no topo desta rocha, vá para a esquerda, ande à esquerda de frente para a borda dela e dê um pulo diagonalmente à esquerda para alcançar um bloco angular à frente, agarre a borda da saliência adiante. Suba. Ande à esquerda desta saliência, então dê um pulo perpendicular para agarrar-se à próxima saliência-a esverdeada, que parece ser um bloco angular sem importância, um pouco mais alta, e vá à esquerda. Suba, novamente (daqui você já pode ver o teto do templo); ande até a esquerda sobre a borda do bloco e dê um pulo perpendicular para agarrar a saliência mais alta da rocha (a que tem blocos angulares por baixo segurando-a). Daqui, dê um pulo correndo e você chegará ao teto do templo. Este é O SEGREDO #1. Sobre o teto do templo você encontrará pentes para pistola magnum, um kit médico grande, pentes de bala para uzi e cartuchos de espingarda. Quando você tiver coletado tudo, vá para o extremo do teto e pule na direção oeste (atrás da parede do vale). Lara acertará uma parede e então deslizará, descendo pelos blocos angulares até o chão, ilesa. Entre na construção à sua frente. Pule na água e nade, desça e vá à direita. Siga a passagem sob a água para encontrar a engrenagem da máquina-a primeira de três. Vá à superfície e saia da construção. Olhe acima na parede do vale, à direita da entrada do templo, e você encontrará uma abertura. Suba por dentro dela e siga a passagem até a ponte. Ande até a borda da ponte quebrada, tome impulso e dê um pulo correndo para agarrar o outro lado da ponte. Na plataforma do outro lado, onde a ponte está fixada, você encontrará a segunda engrenagem da máquina. Desça pelo fim da ponte até o chão.

Vá à esquerda (norte) e você encontrará uma abertura na parede direita (leste) do vale um pouco camuflada pela vegetação. Suba por dentro dela continuando até onde a passagem se alargar. Logo abaixo está outro raptor. Você pode matá-lo de cima, então desça dentro da ala. Suba nas rochas em degrau à direita do tanque. No topo você encontrará a terceira engrenagem da máquina. Desça pelas rochas, caia na água e siga sob a passagem submersa, suba até o topo do tanque para emergir atrás do vale. Saindo do tanque, você verá uma cachoeira dupla, na mesma parede onda fica o reservatório. À direita das cachoeiras você vê um pequeno elevado onda há uma abertura nas rochas. Suba e entre para encontrar O SEGREDO #2, alguns cartuchos de espingarda. Entre a cachoeira dupla e a outra cachoeira à esquerda (oeste) estão algumas rochas escaláveis. Suba e então dê um pulo perpendicular para frente indo à direita para uma saliência plana. Ande para frente e dê um pulo para cima para agarrar e pendurar-se na fenda triangular. Atravesse agarrado à direita, vá para a frente da queda d água, até que você possa entrar em uma caverna acima. Vá ao topo à direita e acima do piso musgoso para encontrar O SEGREDO #3, pentes para pistola magnum e cartuchos de espingarda. Caia para trás, agarre-se na borda volte para o bloco e desça para o piso do vale. Agora, volte até o fim do vale, por onde você entrou. Suba nas rochas brancas, passe o esqueleto (onde você achou o kit médico anteriormente). Desça do outro lado e continue em direção ao lago. Suba as rochas à esquerda até que você esteja atrás da entrada da fase (próximo ao topo da cachoeira). Após os pilares, vire à direita e aproxime-se da correnteza. Agora você está indo rio acima, salte de barranco para barranco. Seja cuidadoso para não cair na água, a correnteza arrastará você levando-o para o lago no vale. Lara não terá qualquer dano, mas desta forma você terá de recomeçar tudo de novo (se você estiver jogando no PC, é aconselhável salvar após cada pulo). Primeiro dê um pulo correndo do ponto de início para o outro lado. Então dê meia-volta e tome impulso para pular para o barranco mais à frente um pouco mais à direita. No pequeno barranco dê mais um pulo perpendicular através do vão entre as saliências. Dê meia-volta, ande até a borda e dê outro pulo só para mudar de barranco, no mesmo lado.

Novamente, dê meia-volta e ande até a borda. Desta vez dê um pulo para agarrar a parede do lado oposto. Suba, dê meia-volta e dê mais um pulo para atravessar a correnteza. Agora, siga pelo corredor para uma de ponte de madeira. Cruze a ponte e recoloque as três engrenagens que você encontrou nos locais marcados nesta máquina. Acione a alavanca para a máquina funcionar. Abaixo, um portão se moverá, desviando o rio para o lado, isto irá parar a correnteza. Antes de seguir, desça até a cabeceira da correnteza e procure outro segredo. Ande até a borda do piso, próximo à ponte, dê meia-volta (a ponte ficará à direita de onde Lara está) e caia para trás agarrando a borda do piso. Vá à esquerda e desça em uma rocha achatada. Entre na caverna acima para encontrar O SEGREDO #4, um kit médico grande. Pule na água e nade rio abaixo até o portão de ouro. Vire à esquerda e saia da água em uma plataforma à direita da barragem. Aqui você encontrará os restos de outro explorador, à frente com sua ESPINGARDA, a qual será de bom uso para você. Pule na água, nadando à direita até o fim do corredor (tenha certeza de ter a barra de ar bem cheia), siga o túnel sob a água até o final indo à superfície em uma pequena sala. Este é O SEGREDO #5, no qual estão inclusos um kit médico pequeno e 2 caixas de cartuchos de espingarda. A entrada leva você à cabeceira seca do rio, então desça, vá até o fim e mergulhe de cima das rochas para cair a salvo dentro do lago. Suba, saindo do lago na saliência que estava oculta atrás da cachoeira. Agora é só você seguir por este corredor para finalizar a fase.

FASE 4: TUMBA DE QUALOPEC

Siga pela passagem até uma grande sala com paredes ornamentadas com decorações. Cruze a sala e suba a rampa em frente. Quando você chegar a um certo ponto, o portão no fim do corredor fechará e uma grande bola de pedra cairá do teto e rolará descendo a rampa. Role para trás e corra, descendo e pulando para algum lado para evitar ser atingido. A grande bola de pedra rolará através da sala, entrando no corredor pelo qual você entrou. Retorne para a grande sala no fundo da rampa. Note que há portas dos dois lados: A porta à direita tem três portões bloqueando-a. Você precisará encontrar as alavancas para abrir cada um deles. O portão à esquerda está fechado. Cruze a sala e encontre uma alavanca na parede, à esquerda do corredor onde está a grande bola de pedra. Acione a alavanca para abrir a porta, então imediatamente role e saque as armas (aconselho usar a espingarda) para despachar os 2 velociraptores que investem. Siga o corredor de onde os raptores vieram para um interseção de 4 caminhos. Note os desenhos acima das portas: à direita, um rosto; à frente, um sol; à esquerda um pássaro.

Cada porta principal leva a uma das alavancas que abre os portões. Você pode fazê-las em qualquer ordem. Aqui eu comecei com o porta da direita (rosto). Porta com desenho do rosto: Siga pelo corredor até que você veja uma área da parede à esquerda que parece diferente do resto. Empurre este bloco móvel duas vezes e você verá outro bloco móvel. Empurre o segundo bloco uma vez para abrir uma passagem adiante. Corra sobre as lajotas quebradas sem parar. Quando você chegar ao outro lado você verá os espetos mortais abaixo. Acione a alavanca para abrir um dos três portões. Dê meia-volta e ande até a borda. Dê um pulo acima dos espetos e retorne para a interseção. Agora, vá à frente através da porta com o desenho do pássaro. Siga por este corredor para uma sala com uma alavanca. Não a acione ainda. Ao invés disso, desça dentro da próxima sala, a qual contém um par de blocos móveis elevados com desenhos de pássaros e uma área cheia de espetos mortais.

Vá pela entrada da esquerda e suba as escadas para chegar ao topo de um dos blocos elevados (para simplificar, chamaremos este bloco de #1). Uma vez no topo do bloco #1, vire à direita, ande até a borda do bloco e então pule para agarrar a saliência. Suba e siga a passagem até que você chegue a uma abertura onde você pode descer. Continue descendo até que você possa cair sobre o bloco #2 (assim que você descer, você ouvirá o som da uma porta abrindo em algum lugar). Uma vez no topo do bloco #2, ande para o lado direito então pule para agarrar a abertura da passagem oposta. Suba e continue até que você chegue até uma alavanca. Use-a para mover o bloco #1 dentro da sala. Então retorne para a sala com os blocos e desça para o piso. Suba para a passagem por onde você entrou nesta sala primeiro (subindo a pequena rampa). Agora, acione aquela alavanca, que você não usou anteriormente, para mover o bloco #2. À direita desta alavanca está a porta que você ouviu abrir quando estava no corredor de cima. Vá por ela e suba, então desça e pule para chegar ao bloco #2 (o qual foi movido quando você acionou a Segunda alavanca). Dê um pulo correndo para cima do bloco. Dê outro pulo correndo para chegar ao bloco #1. Agora você pode chegar ao final da sala, correndo e pulando sobre os espetos através da entrada.

Dentro desta sala você encontrará a alavanca para abrir o segundo portão. Dê um pulo correndo da entrada sobre os espetos para o piso adiante. Suba para a sala com a primeira alavanca. Outro velociraptor atacará vindo pelo corredor. Mate-o, escondendo-se no canto da parede da sala, se necessário, e continue em frente para a interseção. Vá através da porta com o desenho do sol -à esquerda. Continue até uma alcova com o piso quebrado e uma alavanca adiante. A alavanca à direita não funciona, então não tente acioná-la. Em lugar disso, entre na alcova e fique atento. O piso cederá. Dê meia-volta e caia dentro da sala, agarrando a borda do piso. Assim que você soltar a borda, saque suas armas e mate os 3 lobos que estão esperando abaixo. Na parede atrás da saliência há um bloco móvel. Puxe-o uma vez, contorne-o, vá para seu lado e empurre-o uma vez para revelar um corredor atrás dele. Suba pelas escadas onde você encontrará a buraco com um kit médico pequeno dentro. Continue escalando até que você chegará à terceira alavanca. Use-a para abrir o último portão. Pegue outro kit médico pequeno no canto. Então desça através da abertura próxima à alavanca. Dê meia-volta e vá em frente para chegar novamente à interseção. Retorne para a sala principal (com a rampa da armadilha da grande bola de pedra). Vá em frente e siga o corredor, passando por onde estavam os 3 portões e você verá uma escada. À sua frente há uma armadilha de dardos (no corredor com as estátuas). Dê uma série de pulos correndo (ou mergulhe e role-ande+pulo+para frente) para passar a salvo através dos dardos. Pare no segundo degrau. Vire à esquerda e desça à direita dos lançadores de dardos.

Suba na alcova acima. Dê um passo para o lado da estátua e você verá uma entrada adiante. Este é o SEGREDO #1. O piso é feito de lajotas quebradas e há espetos abaixo. Mas há uma plataforma sólida no canto, mais à esquerda. Atravesse a sala até lá e pegue alguns cartuchos de espingarda (se você não pegou a ESPINGARDA na fase anterior, você irá achá-la aqui). Caia para trás e pendure-se na plataforma. Atravesse até que Lara esteja à direita, próxima à parede, então caia e ela estará a salvo. Pegue os pentes para pistola magnum, que contam como O SEGREDO #2. Então ande através dos espetos para a área logo abaixo da entrada. Vá até o lugar marcado então entre suba para a alcova. Desça do outro lado, esquivando-se dos dardos. Continue subindo as escadas para acordar a tumba. No centro, em um pedestal, está uma parte do artefato que você estava procurando. A múmia da esquerda não incomodará Lara, mas ela não conta como uma das mortes se você atirar na pobrezinha. Pegue a primeira PARTE DO SCION e o teto começa a desabar. Vá rumo ao portão, que abrirá assim que você se aproximar, e corra descendo a rampa. Continue correndo em ziguezague através da grande sala (cuidado! pedaços do teto vão cair) e pelo corredor do lado oposto (por onde você começou a fase). Entre à direita da grande bola de pedra e suba pelo corredor rumo ao lago. Larson (o lacaio da loira Jacqueline Natla, da abertura filme) está esperando do outro lado do lago, e ele não está muito feliz em ver Lara. Se você não estiver disposto a completar toda a fase, você pode atirar nele escondendo-se na entrada do corredor. Se você quer todos os itens, pule na água e comece a nadar.

Desça e vá à direita: há um túnel sob a água (não, ele não estava lá quando você jogou a fase anterior). Dentro dele há uma pequena sala onde você pode ir à superfície para respirar e pegar O SEGREDO #3, um kit médico grande e pentes para pistola magnum. A seqüência final da fase é para deixar qualquer um paranóico. Nade de volta para o lago e vá à superfície pela esquerda, próximo aonde Larson está. Corra passando por ele (usando um kit médico no caminho, se necessário, pois ele é bom de pontaria) pulando sobre a pedra em frente, sem parar de correr; vá para cima das rochas como se você estivesse voltando para o vale. Continue a caminho da parede, suba e encontre um kit médico grande.

Você não pode ir mais adiante (a entrada do vale está bloqueada), então retorne para a abertura da caverna, na qual Larson está, e você pode atirar nele até que ocorra um corte de cena. Lara pergunta a Larson qual a razão de sua atitude e ele diz a ela que a parte do Scion que ela carrega é apenas uma de três e que Natla pagou a Pierre DuPont para encontrar o restante do artefato. Larson recusa-se a cooperar dizendo algo mais e, quando ele tenta pegar sua arma, Lara o põe a nocaute e tenta achar as respostas para suas próprias perguntas.

FASE 5: A LOUCURA DE SÃO FRANCIS

Primeiro, um filme: Lara invade o prédio da Natla Technologies no meio da noite. Subindo através do cabo de uma cabine. Lá, ela localiza um livro de anotações. Nele, Lara lê sobre a tumba de Tihocan, um dos três lendários soberanos do continente perdido de Atlântida. De acordo com o livro, a tumba encontra-se abaixo das ruínas de um mosteiro, e o obscuro escritor - presumivelmente um monge, refere-se a uma Loucura de São Francis. O livro também revela como Tihocan perdera seu pedaço do Scion, um poderoso objeto dividido entre os três soberanos. A seguir, Lara viaja para desvendar a Loucura de São Francis , aparentemente em algum lugar da Europa Mediterrânea. Ela escala uma montanha para chegar à construção. Do lado de fora ela encontra um acampamento. Olhando para uma lata vazia, ela resmunga, Pierre, seu ninho de vermes!

Entrando na fase, saque as armas pois 2 leões imediatamente atacarão, vindo dos blocos à frente. Você pode usar a espingarda aqui, porém você precisa avançar um pouco para que eles se aproximem e vai ser preciso dar muitos tiros em cada um, então você precisará atirar logo que Lara aponte para o primeiro leão. Você também pode pular para cima da plataforma baixa à direita e matar os leões sem arriscar-se. Continue em frente e vá à direita. Você verá um bloco móvel em uma canaleta com dois omegas (a letra grega, omega (W), que lembra uma ferradura) no piso. Puxe o bloco uma vez para o omega mais próximo. A câmera que acompanha Lara irá mostrar a porta no topo do balcão atrás de você (você ainda precisa acionar uma alavanca para abrir aquela porta, mas a alavanca não funcionará se você não mover este bloco para cá primeiro). Então empurre o bloco duas vezes para o outro omega. Este abre a porta no topo da elevação logo à frente. Empurre o bloco mais uma vez, posicionando-o próximo ao pilar à esquerda (você irá escalar este pilar mais tarde). Vá para a porta que você abriu-na fundo da sala, acima da elevação. De armas em punho, dê um passo para dentro desta nova sala. Não entre ainda. Pisando no piso pressionável, com o desenho do omega, a porta atrás de você fechará. Você ouvirá sons de gorilas vindo lá de dentro. Você pode matar um dos 2 gorilas da entrada, se você esperá-lo descer as escadas da esquerda. Agora entre na sala. Se você pular em cima do piso pressionável, a porta ficará aberta. Mate o segundo gorila antes que ele desça da plataforma à direita.

Se você não pisou no piso pressionável e a porta estiver fechada, suba as escadas para a plataforma à direita. Acione a alavanca para abrir a porta. Puxe a alavanca no centro da parte mais baixa da sala e aquela porta acima do fim da sala anterior se abrirá. Esta alavanca libera outro gorila que aparece de algum lugar da elevação à esquerda. Mate-o antes dele descer as escadas. Agora saia cautelosamente para a sala com o blocos. Saque as pistolas e prepare-se para atirar em Pierre DuPont, que estará espreitando entre os blocos. O mais importante é usar somente as pistolas para guardar sua munição e evitar perder muita energia; você não matará Pierre, ainda. Você pode usar a porta para se proteger, olhando para fora uma vez ou outra para desviar a atenção dele. Se você correr para cima dele atirando, após ele ter atirado, você deve perder um pouco mais de energia, mas ele desaparecerá mais rapidamente. Ele reaparecerá mais vezes, mais tarde. No fim da Fase 9 (Tumba de Tihocan), você finalmente será capaz de acabar com ele de uma vez por todas. Quando ele for embora, vá para o bloco móvel e suba nele (primeiro tenha certeza de que você o empurrou sobre a marca do lado da sala dos gorilas e da alavanca). Dê um pulo perpendicular para agarrar o pilar mais próximo (os comandos para este pulo podem ser um pouco complicados se você não praticou. Ande com Lara à direita até a borda do bloco, então aperte ação+pulo+para frente em uma sucessão rápida apertando ação no final Lara segura a borda do bloco). Suba. Vire à esquerda, ande até a borda, e dê um pulo correndo para agarrar o próximo pilar. Suba. Ande até o canto esquerdo e alinhe Lara de frente para a saliência em frente à entrada logo adiante. Dê outro pulo correndo para alcançar esta saliência. Dentro estão alguns blocos angulares e uma abertura logo acima. Você precisa fazer uma complicada seqüência de pulos para subir. Para fazê-lo de forma mas fácil, há um diagrama (abaixo). As áreas estão marcadas com letras nas descrições para que você as siga. Você provavelmente pode fazer tudo sem o desenho, mas a ajuda visual deve ajudar. Aqui está como fazer: assim que você entrar na sala, há um bloco angular que está à sua esquerda (A). Posicione Lara na entrada da sala, de frente para o bloco angular, com seu pé esquerda alinhado ao desenho de pequenos triângulos (no piso) que estendem-se sobre a entrada (eles estão marcados com a linha vermelha no diagrama) Ande para frente o mais próximo possível rumo ao bloco angular.

Tome impulso e aperte ação. Aperte pulo+para frente, então novamente para frente enquanto aperta ambos, ação e pulo. Lara pulará para frente no bloco angular (A), movendo-se para trás no bloco angular atrás de você (B), vire de frente descendo a inclinação e pule para agarrar a saliência acima. Aperte pulo de novo e aperte para frente para subir ao nível do meio. Aqui você encontrará mais 2 blocos angulares-um mais baixo à esquerda (C), um mais alto à direita (D). Posicione Lara de frente ao meio do bloco mais baixo com suas costas para o bloco mais alto. Aperte ação e aperte pulo+para frente. Aperte para frente enquanto segura pulo e ação, e Lara pulará para frente no bloco angular (C), mova-se para trás no bloco mais alto (D), então pule para frente para agarrar a saliência acima (F). Suba para o nível de cima. Este é o SEGREDO #1, que inclui um kit médico grande e cartuchos de espingarda. Evite as lajotas quebradas no canto (E). Para descer em segurança caia de costas, agarrando a saliência por onde você subiu no elevado (F). Saia para a saliência e dê um pulo correndo para alcançar o pilar quadrado mais à direita. Vire à direita e dê um pulo perpendicular para o próximo pilar mais baixo. Vire à esquerda e ande até a borda deste pilar (o bloco móvel deverá estar atrás de você agora). Dê um pulo para agarrar o pilar mais alto adiante. Suba e pegue o kit médico grande. Agora dê um pulo correndo para uma saliência marrom-dourado junto à parede. Você precisa continuar indo por cima, pelas saliências no alto da sala até o balcão com uma porta no fim, a qual você abriu anteriormente. Entre nesta porta e continue para deslizar por uma grande inclinação. Há uma sala secreta do lado oposto, no final desta inclinação, a qual é muito difícil de alcançar. Há dois modos de chegar lá. Um não é mais fácil que o outro. Se você está jogando do PC, salve seu jogo aqui. Então (1) deslize descendo a inclinação de frente. Pouco antes de chegar ao fim aperte pulo então Lara salta para cima e cai na rampa menor logo abaixo. Deslize e, pouco antes do fim, aperte pulo e ação, então Lara pulará da pequena rampa e agarrará a soleira da porta do lado oposto da sala. Aí é só subir. Ou, (2) deslize descendo de frente para a inclinação (de costas). Aperte ação então Lara agarra o fim da inclinação.

Aperte ação para cair na inclinação menor, logo abaixo. Então dê um pulo de costas e Lara se moverá para trás na rampa, caindo na entrada da sala secreta. Pegue o kit médico pequeno e os cartuchos de espingarda, O SEGREDO #2. Vá para a pequena alcova e desça na sala abaixo. NÃO USE AQUELA ALAVANCA AINDA. Ao invés disso vá para a abertura acima da água e atire no crocodilo. Pule na água, dê meia-volta e nade para frente para uma pequena abertura no teto. Saia e pegue alguns cartuchos de espingarda. Este é o SEGREDO #3. Retorne sob a água para a sala onde está a alavanca. Use a alavanca para drenar água e desça. (Se você decidir não pegar o segredo #2 não tem problema!; deslize descendo as rampas caindo na água então nade para frente para uma pequena abertura quadrada. Vá até o segredo #3 e mate o crocodilo através da pequena abertura ou então, para matá-lo, nade para a sala maior onde está a alavanca. Use-a para drenar a água, desça e atire no crocodilo ao aterrissar no seco, se você ainda não o matou.) Vá até o fim do corredor, agora seco, e suba as escadas à direita. Você sairá no topo de uma sala de seis níveis com muitas saliências e elevações. Nesta parte da fase você encontrará quatro alavancas para abrir quatro portas diferentes-nomeadas Thor, Atlas, Neptune e Damocles. Atrás de cada porta há uma armadilha ou inimigo, ao entrar nelas estarão cada uma das quatro chaves necessárias para abrir a saída. Caso você fique desorientado ou esqueça de acionar uma alavanca, você poderá sempre subir e descer entre os diferentes níveis. Aqui está como a sala está estruturada: As alavancas estão todas na estrutura central, as portas ao seu redor. Sexto nível (topo) = porta Neptune. Quinto nível = alavanca Thor. Quarto nível = alavanca Damocles e porta Atlas. Terceiro nível = porta Thor. Segundo nível = alavanca Neptune e porta Damocles. Primeiro nível (fundo) = alavanca Atlas e saída. Dê um pulo correndo para a estrutura no centro, onde você encontrará 3 morcegos. Mate-os e cruze para o outro lado. Desça, encontre e use a ALAVANCA THOR. Pule através da pequena abertura quadrada e mate mais 2 morcegos.

Na saliência, através da fenda, está um piso cinza pressionável (ele está à direita quando você está de frente para a alavanca Thor). Ele abre uma porta secreta no primeiro nível (fundo da fase), a qual está programada para fechar após um pequeno espaço de tempo -cerca de 15 segundos (antes de ir para lá, tenha certeza de que Lara está com sua energia completa e salve seu jogo, se você puder). Ande até a borda em frente, do lado oposto ao piso pressionável. Dê um pulo correndo para aterrissar ao lado direito dela. Vire à esquerda, então dê dois passos para trás, apertando ação para cair e pendurar-se na borda. Deixe-se cair para a saliência abaixo. Mova-se para trás desça para o próximo nível. Saque as pistolas e mate os 2 morcegos que atacam, enquanto continua correndo (ou correndo e pulando para chegar ao chão) à frente da grande saliência. Continue correndo até que você caia para o próximo nível, o mais baixo, e corra através da porta programada. Dentro está O SEGREDO #4, um kit médico grande e pentes para pistola magnum (NOTA: Você pode descer sem matar os morcegos no caminho, mas eles estarão esperando quando você sair). Saia da sala secreta e vá para o outro lado da estrutura central para encontrar a ALAVANCA ATLAS. Puxe-a. Suba os degraus até o fim. Pule em linha reta para agarrar a saliência e suba. Ande até o fim desta saliência. Através da saliência, vá à direita e você deve ver alguns pentes para pistola magnum. De armas prontas, pule através da fenda, mate o morcego, e então pegue os pentes de balas. Dê meia-volta, vire para a saliência à direita, e dê um pulo e para agarrar a borda de estrutura central. Suba, então vá para a esquerda para encontrar e puxar a ALAVANCA NETUNO. Dê um pulo da estrutura central para o topo dos degraus à direita da PORTA DAMOCLES (que ainda está fechada). Na saliência acima da porta há um kit médico grande. Pegue-o agora, porque mais tarde, quando você voltar aqui, Pierre provavelmente estará espreitando sobre ele. Então retorne para o topo dos degraus e vire de frente para a estrutura central. Ande até a borda e dê um pulo para agarrar a borda do outro lado. Suba. Vá para à direita até o final da plataforma e dê um pulo correndo para a saliência. Role, sacando as armas, e mate 2 morcegos. Volte para a estrutura central e vá em frente, indo à direita. Dê um pulo da borda para agarrar a saliência oposta.

Suba, vire à direita e suba na próxima saliência. Mate mais 2 morcegos. Vire e tome impulso para voltar para a estrutura central. Suba acima de um bloco do outro lado onde você encontrará a ALAVANCA DAMOCLES. Mate o morcego que tenta atingir a cabeça de Lara, então puxe a alavanca. Vire e vá à esquerda. Através da fenda você verá um kit médico pequeno na saliência. Pule para chegar até ele e então suba. Suba de volta, acima do bloco. Pule para agarrar a borda da abertura na estrutura central e suba para o próximo nível (o quinto). Daqui dê um pulo correndo para o final das escadas em forma de l abaixo e vá à esquerda da porta através da qual você entrou nesta área (ela tem uma pequena pedra brilhante acima.) Mate outro morcego quando você aterrissar, então vá para o topo das escadas. Olhando ao redor você verá a PORTA NEPTUNE. Vá até lá e entre (salve seu jogo se você puder). Pule dentro do reservatório e nade para baixo seguindo a forte corrente que leva você por aquele caminho. Lá há um portão, mas não vá até ele ainda. Ao invés disso, veja uma abertura à esquerda, no pequeno vão logo acima. Nesta alcova está uma alavanca. Puxe-a para abrir o portão e parar a corrente. Se ainda você tiver fôlego, dê meia-volta, nade descendo e vá à esquerda. Para agarrar a CHAVE NEPTUNE, dê meia-volta e nade para frente e então para cima para chegar à superfície do reservatório. Se você estiver com pouco ar após puxar a alavanca, dê meia-volta e nade descendo, indo à direita, então suba para o topo do reservatório, para tomar fôlego. Então mergulhe e desça novamente, nade para frente para pegar a chave e volte para cima. Saia da sala Neptune, pule para a estrutura central e desça dois níveis. Agora que você começou a pegar as chaves, seu inimigo favorito, Pierre, começará a atirar em Lara assim que ela passar pela porta. Tente esconder-se da melhor forma possível, e, se você puder, atire nele pelas costas, lembrando-se de usar apenas as pistolas para não gastar munição neste estrupício. Lá embaixo também estarão 2 leões rugindo e andando ao redor dele (?!), então evite descer para lá até que você tenha matado os leões. Aproxime-se da PORTA ATLAS com as armas em punho. Mate o gorila que vem de dentro. Pise no piso pressionável para abrir o portão então corra através dele. Pegue o kit médico pequeno na fosso à esquerda. Saia do fosso e ANDE para cima da rampa. Uma pedra grande e arredondada começará a rolar descendo rumo a você. Corra para trás, caindo dentro do buraco onde você pegou o kit médico e corra para ficar junto à borda. A grande bola de pedra rolará passando sobre você dentro do fosso. Saia do fosso, suba a rampa, então suba na saliência da esquerda. Suba para a próxima saliência e pegue a CHAVE ATLAS. Desça e saia da sala. Dê um pulo correndo para a estrutura central. Vá para a esquerda e desça para o nível abaixo.

Entre na PORTA THOR. Continue vagarosamente descendo até que uma bola azul no teto começa a atirar raios. Note que quando está tudo apagado os raios somente acertam os trechos mais escuros do piso. Para passar sem perder energia, ande à direita, ficando próximo à parede de trás. Então vire à esquerda de frente à lajota escura mais próxima. Ande rumo a ela e então mergulhe e role (ande+pulo+para frente) para cima do quadrado escuro e corra para dentro da próxima sala. Agora vem a parte dois. No teto está um enorme martelo. Abaixo da cabeça do martelo, um piso pressionável. Posicione-se neste piso até você ouvir um crack , então pule imediatamente para trás. O martelo baterá no chão; à sua frente cairá um par de grandes blocos móveis de pedra. Vá para o bloco próximo ao martelo e empurre-o até a saliência e você poderá subir. Siga pela saliência até o próximo bloco móvel. Puxe-o três vezes, então suba nele. Daqui, dê um pulo perpendicular para agarrar o pilar elevado. Suba e pegue o kit médico pequeno. Vire à esquerda e dê um pulo correndo para agarrar a saliência adiante. Suba, entre na alcova e pegue a CHAVE THOR. Retorne para a saliência, tome impulso para agarrar o pilar, e desça para a saliência mais baixa, então para o piso. Repita o movimento de mergulhar-e-rolar para passar a armadilha de raios, e saia da sala. Volte através do mesmo caminho para a estrutura central e desça para um nível abaixo. Pule próximo à PORTA DAMOCLES e corra para dentro rapidamente, para não ser um alvo fácil para Monsieur DuPont. As espadas pendentes do teto da sala Damocles ainda não estão ativas. Passe através desta sala para a outra por dentro da câmara adiante e pegue a CHAVE DAMOCLES. Suba na plataforma acima e pegue os cartuchos de espingarda e um kit médico pequeno. Agora desça e ANDE muito cautelosamente para fora através da sala das espada. Para ajudar, você pode usar as sombras das espadas no chão para saber onde elas cairão. De qualquer modo, seja cuidadoso porque esta queda não é exata. Preste atenção, ouvindo o som de swoosh das espadas caindo, e fique próximo às paredes e pilares, e você sairá sem erro. Quando você sai, Pierre estará pronto para atirar. Atire nele com as pistolas, ficando acima dele o melhor que você puder, até que ele desapareça. Então mate os 2 leões antes de descer. Use suas 4 chaves nas fechaduras da parede e saia da fase.

FASE 6: COLISEU

Siga a passagem até que esta se abra para uma caverna com um reservatório. Atire no crocodilo, então pule na água e nade descendo à frente e à esquerda. Vá a superfície na próxima área - uma grande caverna com uma construção, presumivelmente a entrada para o Coliseu. Um leão está esperando próximo à construção. Se você puder vê-lo da água, espere que vá para trás da construção antes de sair, então saia da água e mate-o quando ele atacar. Vá rumo ao lado esquerdo da construção e mate outro leão que corre em sua direção. Então vá para dentro do coliseu. As escadas à direita levam a um beco sem saída.

Quando você começar a subir as escadas da esquerda, um terceiro leão ataca pulando em você, então pule para trás atirando. O portão no topo das escadas não pode ser aberto ainda. Saia e contorne para o lado esquerdo atrás da construção onde você encontrará um pilar de rocha onde você pode subir. Do topo das rochas, pule para a saliência que contorna a construção. Ande nesta saliência, a mais baixa de todas, caminhando para a frente da construção indo até o fim dela, à esquerda, para pegar um kit médico grande atrás de uma coluna. Siga pela saliência, voltando para trás da construção. Suba no bloco baixo, dê meia-volta e pule para agarrar uma saliência mais alta. Suba e siga por esta saliência, voltando à frente da construção. Dê um pulo correndo através da fenda na saliência e continue até o fim. Então pule diagonalmente para um lugar plano à direita. Desça e vá à esquerda: você verá a entrada de uma caverna bem pequena. Você chegará lá daqui a pouco, mas primeiro vamos pegar um item. Olhe à frente e um pouco à direita. Viu um quadrado na abertura da caverna na parede do lado oposto? Este é o lugar aonde você deve ir. Deslize descendo as rochas de cima e ande para frente e à direita da área plana. Agora você deve ver um bloco quadrado plano, logo abaixo, vá até os blocos angulares acima e à direita; adiante à direita há outro lugar plano. Dê um pulo correndo sobre o canto mais baixo dos blocos angulares indo para o lugar plano adiante. Ande para frente vá para o canto direito então dê um pulo em linha reta para aterrissar próximo à entrada. Entre e pegue alguns cartuchos de espingarda, O SEGREDO #1. Para retornar para a caverna pequena, primeiro ande no bloco à frente da porta. Vire, vá à direita e suba em mais um bloco alto. Daqui, dê um pulo correndo para o bloco plano próximo à entrada da caverna. Se você errar e deslizar descendo pelas rochas, suba na construção novamente, por trás, pelo canto e siga até a última saliência por trás, até o final. Agora é só descer dentro da caverna.

Vá até a borda do fosso e atire nos 2 crocodilos. Desça dentro do fosso para pegar o kit médico pequeno. Volte para trás e suba pelo canto direito onde há um bloco baixo. Vire à direita e localize a fenda na parede logo acima da cabeça de Lara. Pule para agarrar a fenda, então atravesse agarrado indo à direita. Na metade do caminho sobre o fosso, suba para uma caverna. Este é o SEGREDO #2, a recompensa: mais cartuchos de espingarda. Volte para a saliência, caia para trás e pendure-se, então continue atravessando à direita até que você chegará do outro lado. Siga o túnel até que você possa cair na entrada do Coliseu.

Agora você está do outro lado do portão por onde você veio no início da fase. Uma alavanca aqui abre o portão, mas, se você não precisa voltar para o começo da fase, você não precisará usá-la. Suba as escadas e prepare-se para outro confronto com Pierre. Quando você despachá-lo, olhe para baixo, dentro da arena. Você deve matar o gorila e os 2 leões antes de descer lá. (NOTA: Se você está querendo todas as mortes e pegou o segredo #1, você pode entrar nas próximas duas salas. Consulte o passo-a-passo abaixo, para mais detalhes.) Desça para a arena e vá para o canto nordeste, onde você encontrará uma entrada que conduz para uma rampa. Apronte as armas, deslize descendo e mate os 2 leões no fundo.

Puxe as 2 alavancas. Uma abre a saída, a outra um portão do outro lado da arena. Siga o corredor para um fosso dentro da arena. Mais três leões terão sido libertados. Você pode matar um ou dois do fosso esperando que eles se aproximem da borda. Se necessário, suba na borda para eles aproximarem-se, e então desça. Pule em linha reta para cima e para baixo, com as armas na mão, até que as pistolas mirem em um deles e continue pulando e atirando até que estejam mortos. Quando as coisas estiverem um pouco mais a seu favor, suba e mate o último leão ou os dois últimos, se for o caso. Cruze para um pilar de rocha marrom no canto sudeste. Outro leão atacará, mate-o e vá para trás das rochas para o portão que você abriu. (NOTA: Leia as instruções abaixo para decidir qual caminho você acha mais fácil ou mais difícil para passar a próxima área.) Entre deslizando pela rampa para uma sala com dois portões e uma porta. Existe uma ordem para sair, e você precisará fazer uma complicada série de passos. Vá para dentro da alcova mais à esquerda com o piso cinza pressionável no canto. Posicione-se sobre o piso: ele abre os dois portões. Ao sair de cima do piso, você terá cerca de 10 segundos até os portões fecharem novamente. Corra e pule para atravessar o portão da direita. Pegue o kit médico pequeno.

Pise no piso pressionável para abrir o portão e corra para fora. Agora a parte complicada: salve seu jogo, se você puder. Posicione-se no primeiro piso pressionável. Quando você estiver pronto, corra e pule para frente e vá à esquerda através do portão. Acione a alavanca para abrir o terceiro portão dentro da outra sala. Use o botão de olhar para ver a perspectiva de Lara por trás, então role, e corra para fora indo à esquerda, através do outro portão. Atravesse o terceiro portão dentro do corredor. Agora você pode retomar seu ritmo. Puxe esta alavanca para abrir a porta de saída. Agora pise no piso pressionável para abrir o portão e vá para a saída (se você ficar preso em uma ou outra sala, apenas pise no piso pressionável para abrir o portão, corra para fora e comece tudo novamente. Ou recarregue o jogo se você o salvou aqui). Continue descendo para o fosso com espetos, ande cuidadosamente através dos espetos, entre à esquerda e suba pelas rochas até o topo. (*NOTA: Há outro caminho para passar por esta masmorra. De fato, você não precisa ir para a sala com os 2 leões no fundo. Ao invés de escorregar para lá, desça dentro da sala com os portões, vá para a borda (sul) do fosso com espetos, caia e pendure-se acima deles. Vá agarrado à esquerda, indo com Lara até a metade do caminho (você deve ver a sua sombra no chão entre os espetos).

Desça a salvo e continue.) Uma vez no topo do pilar de rocha marrom, suba para encontrar uma caixa de cartuchos de espingarda. Suba, mais uma vez, e desça indo para a frente da rocha achatada. Dê um pulo correndo para o outro pilar de rochas. Ande para cima, para a rocha plana no canto da construção e dê um pulo correndo para agarrar a borda do balcão adiante. Suba e apronte as armas. Mate os 2 gorilas lá dentro. Note a fechadura e a cerca à direita, desça até uma porta fechada. Você voltará aqui mais tarde. À esquerda desta sala está um bloco móvel cinza.

Puxe-o duas vezes, pegue o kit médico pequeno atrás dele e acione a alavanca, a qual abre a porta para uma sala no canto sudoeste da arena. Dê um pulo perpendicular do balcão voltando para o pilar de rocha,

então deslize descendo para chão. Vá para o canto sudoeste da arena e suba para a área dos espectadores usando o bloco junto à parede. Mate 2 morcegos na antesala, então vá pela porta que você já abriu. Corra para frente dentro do fosso, e uma pedra grande e arredondada passará sobre sua cabeça. Suba e pule para agarrar a borda oposta do fosso. Vá para a sala no topo da rampa e acione uma alavanca para abrir a porta da sala no canto noroeste da arena. Deslize de costas, descendo pela rampa, para agarrar a borda e cair para trás dentro da antesala abaixo. Saia da sala pronto para outro tiroteio com Pierre. Desta vez ele tem um leão com ele.

Quando o leão estiver morto e Pierre sumir de novo, continue para a sala noroeste, próxima à área dos assentos quebrados. Mate mais 2 morcegos na antesala, então siga a passagem para uma pequena sala adiante. No topo desta sala, atrás de uma porta programada, está uma sala secreta. Para entrar nela é preciso dar uma difícil série de pulos. Abaixo há um diagrama, o qual eu espero torne tudo um pouco mais fácil. As áreas citadas na dica estão marcadas com letras nas descrições que seguem. Você provavelmente pode fazer tudo sem o desenho, mas a ajuda visual deve auxiliar. Primeiro, tenha certeza que o volume dos efeitos de som está no máximo, então você pode ouvir uma porta abrir e fechar logo acima. Posicione Lara junto ao primeiro pilar da esquerda com suas costas para a entrada e seu pé esquerdo no meio da base do pilar (A).

Parado neste lugar a porta secreta se abrirá. Ajuste Lara de frente para a plataforma quadrada à sua frente (B) (salve seu jogo se você puder). Agora, dê um pulo para aterrissar na plataforma baixa (B). Pule de lado para a direita, caindo na próxima plataforma (C), continue apertando o botão de pulo, e pule para trás, indo para a próxima plataforma (D), pule de lado à esquerda, indo para a plataforma (E) e depois para frente, alcançando a última plataforma (F) (não solte o botão de pulo até chegar ao final). Se você fez a seqüência corretamente e fez os pulos em uma seqüência rápida, ao chegar na saliência de frente para a porta secreta (F), a porta ainda estará aberta e você poderá entrar correndo nela. Este é o SEGREDO #3, o qual consiste em duas MAGNUMS, 2 kit médico grandes e alguns pentes de balas para uzi. Pegue tudo e saia (a porta abre automaticamente). Antes de descer, dê um pulo correndo para a plataforma da esquerda, onde está a alavanca. Use-a para abrir a porta no canto nordeste da sala. Para descer, dê um pulo correndo para a plataforma próxima à porta. Ande até a borda e dê um pulo para a plataforma abaixo (E). Vire à esquerda, ande até a borda, e dê outro pulo descendo para a próxima plataforma (D). Pendure-se e caia para o chão.

Vá para a sala no canto nordeste da arena. Salte dentro da entrada que você abriu. Use a alavanca para abrir a porta na sala atrás do balcão com os gorilas. Pule no reservatório e siga a passagem sob a água até que você possa ir à superfície. Saia da água e pegue o kit médico pequeno. Encontre um bloco móvel e empurre-o duas vezes. Contorne-o pelo lado direito e puxe-o uma vez para entrar numa alcova. Dentro está uma CHAVE ENFERRUJADA. Pegue-a e nade de volta para a sala anterior, então saia. Agora há outro gorila na arena. Mate-o, desça, e volte para a sala com o balcão. Vá para a sala de trás, através da porta que você abriu, e pegue outro kit médico pequeno. Retorne para a sala principal com a fechadura. Se você quer todas as mortes, você pode atirar em mais 2 gorilas que estão correndo logo abaixo do balcão, na arena. Quando você estiver pronto para sair, use sua chave na fechadura para abrir o portão.

Pule na água e desça nadando, vá em frente e para cima para uma pequena abertura quadrada onde você pode sair da água. Seja rápido para evitar o crocodilo que está nadando e você poderá matá-lo de dentro desta pequena sala. Puxe a alavanca para abrir o portão no fim do túnel sob a água. Nade através dele para sair da fase.

FASE 7: PALÁCIO MIDAS

Comece nadando e vá à superfície no tanque decorado com golfinhos e saia da água. Saque as armas e vá pela entrada da esquerda (você pode entrar em frente, mas aqui você encontrará alguns gorilas. Se você for à esquerda, ao invés disso, você pode matá-los de cima mais tarde). Um crocodilo espera no corredor. Mate-o e continue para a base da escada. Não suba ainda. Ao invés disso vire à direita e siga o corredor para uma construção alta com muitas alcovas. Avance vagarosamente à esquerda com as armas em punho. Quando entrar na sala volte e suba na inclinação mais próxima enquanto atira nos 2 leões que surgem de uma das alcovas. Quando eles estiverem mortos, avance à esquerda de volta à alcova escura. Mate 4 morcegos lá e pegue um kit médico pequeno (ouviu a água correndo? Esta estrutura é um aqueduto. Você irá para o topo mais tarde, por cima). Dê meia-volta e volte pelo corredor por onde você veio. Passe direto pela entrada e continue até o final da sala. Lá é um beco estreito que esconde um gorila e 2 conjuntos de pentes para pistola magnum. Quando você pegá-los, retorne pela passagem para a base das escadas. Suba a escada, vire à esquerda e avance para a grande sala. Mais três gorilas precisam de sua atenção. Você pode atirar neles da entrada, avançando para atraí-los ou então voltando para trás. Quando todos os macacos estiverem mortos, entre na sala. Sala com 5 alavancas: Aqui você verá alguns pilares quadrados elevados, uma plataforma alta com 5 alavancas, e algumas portas. Note as inscrições acima das portas. Cada um tem uma série de cinco letras Gregas - uma diferente combinação de omegas (W) que parecem com ferraduras, que significam alavanca para cima, e ipsilons (U), os quais significam alavanca para baixo, para abrir cada porta. Cinco símbolos, cinco alavancas. Agora você deve subir para chegar até estas alavancas. Cruze a sala à direita até o final. Aqui você encontrará o pilar mais baixo, no qual você pode subir. Dê um pulo correndo para o próximo pilar, então outro pulo correndo para a saliência acima da porta da esquerda.

Siga a saliência até o fim e dê um pulo correndo para agarrar a saliência oposta. Suba e pegue alguns pentes para pistola magnum e um kit médico pequeno. Desça. Retorne para o pilar mais baixo, suba, pule para o segundo pilar, então dê outro pulo correndo para o terceiro. Daqui, dê um pulo correndo para agarrar o topo do próximo pilar. Suba e dê um pulo para o quinto e um pulo correndo para agarrar o último. Agora, a plataforma com as alavancas deve estar à sua direita. Antes de pular para lá, olhe para cima para o topo da estrutura branca de pedra acima. *Veja que kit médico grande, mas e como chegar lá em cima? Bem, você não pode chegar lá sem trapacear. Aqui está como: pule para a saliência de pedra branca. Dê meia-volta e ande até a borda. Movimente Lara para a esquerda o mais próximo possível do outro bloco branco até que a ponta dos seus pés esteja na borda deste bloco. Então vire-se 45 graus rumo à plataforma com as alavancas. Pule em linha reta para cima e desça no mesmo lugar repetidamente e Lara movimentar-se-á lentamente para frente. Em um certo ponto crítico, ela repentinamente voará para cima, para o topo do bloco. Porquê? Como Lara movimenta-se lentamente para frente, o programa interpreta sua posição como sendo DENTRO do bloco. Você sabe, isto não pode ser verdade, então o correto seria recolocá-la no topo do bloco. Este é um bug no jogo, mas aparentemente os programadores fizeram-no para ser explorado, ou eles não teriam colocado coisas lá em cima. Não é mesmo? Caia para trás, pendure-se e desça, pule para cima do pilar quadrado e depois para a plataforma com as alavancas. Você pode explorar as áreas atrás das portas em qualquer ordem que você quiser. Eu sugiro que você tente a mais difícil primeiro. Então, se você não tiver sucesso, você pode ir para as outras salas e tentar esta mais tarde, novamente. Aproxime-se da primeira alavanca e então posicione as alavancas, da esquerda para a direita: para baixo, para cima, para cima, para cima, para cima (YMMMM). A porta abaixo, próxima ao pilar mais baixo abre-se. Vá descendo pelas escadas no meio da plataforma e use a alavanca para abrir o portão. Agora você não tem que pular pelos pilares para voltar aqui de novo. Sala das Tochas (primeira barra de ferro): Entre na porta que você abriu. Agora você está de frente a um reservatório e cinco pilares quadrados com tochas no topo. Parando no piso à frente da primeira tocha as chamas apagam. Você terá 10 segundos para ir para o outro lado. Aqui está como: Primeiro, mate os 3 ratos nadando no tanque. Então se você cair nele - e você provavelmente cairá muitas vezes - eles não irão atacá-lo quando você nadar de volta para recomeçar. Salve seu jogo, se você puder. Posicione os pés de Lara na linha marrom de frente para o primeiro pilar, bem de frente ao meio do próximo pilar. O timer não começa a contar até que você passe pela linha, então vá para frente. Agora, aperte para frente, então pule, e apert
Andrew

Biogames é um Blog destinado a informações relacionadas a emuladores, jogos, plugins e utilitários, proporcionando informações das últimas novidades dos games atuais.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem